O uso de wearable devices impactam cada dia mais a medicina e mostram que, no futuro, a relação entre médico e paciente pode ser bem diferente. Na prática clínica, os dispositivos vestíveis são capazes de monitorar diversos parâmetros fisiológicos.
A medicina está passando por muitas mudanças e inovações tecnológicas, prova disso são os dispositivos vestíveis ou wearable devices, que vêm proporcionando diversos benefícios para a prática clínica.
A utilização desses dispositivos na medicina passa por gradativa aceleração por diversos motivos, entre eles: a contribuição para o diagnóstico e tratamento de doenças e também a possibilidade de melhorar a experiência do paciente.
Nos hospitais, os wearable devices agilizam o atendimento dando ao médico a capacidade de acompanhar os pacientes à distância, assim, ganham tempo para outras emergências. Já no home care, facilitam o monitoramento dos pacientes acamados.
Além disso, os wearable devices contribuem para que médico e paciente façam o controle dos sinais vitais, a partir da observação em conjunto das variações emitidas pelos dispositivos. Exercendo o autocuidado, essa possibilidade coloca o paciente no centro do cuidado médico. Em nossa página de webinars, você pode conhecer mais sobre esse tema.
Para que servem os wearable devices?
Os wearable devices beneficiam médicos e pacientes nos processos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Eles são classificados de acordo com suas funções e aplicabilidade:
Monitoramento: os sensores analisam a fisiologia dos pacientes, contribuindo para possíveis intervenções médicas. O monitoramento por meio dos dispositivos vestíveis é válido para pacientes crônicos, atletas e público em geral.
Monitoramento de segurança: detectam quedas, ataques cardíacos ou outras reações em pacientes suscetíveis, enviando um alerta para a equipe médica.
Avaliação de eficácia: rastreiam alterações fisiológicas provocadas por doenças e processos terapêuticos, avaliando a eficácia do tratamento.
Detecção: os sensores identificam mudanças nos parâmetros de saúde dos pacientes e outros sintomas, contribuindo para a descoberta precoce de patologias.
Wearable devices e a fisiologia
Um dispositivo vestível aplicado na medicina é uma tecnologia eficaz para monitorar os principais aspectos fisiológicos de qualquer paciente. Atualmente, parte da população usa o rastreamento para monitorar a saúde, por meio de aplicativos, pulseiras e relógios inteligentes.
Uma diversidade de parâmetros fisiológicos pode ser percebida pelos dispositivos vestíveis, entres eles:
- glicemia;
- oximetria;
- termometria;
- pressão arterial;
- nível de estresse;
- padrões do sono;
- atividade do músculo;
- frequência cardíaca e respiratória.
A partir da captura desses parâmetros fisiológicos, os wearable devices são capazes de expor um feedback individualizado com possibilidades para a tomada de decisões.
Medicina moderna: contribuições do uso de wearable devices
Os wearable devices têm muito a contribuir para a medicina auxiliando os médicos no controle da saúde do paciente e indicando alterações que motivam ações preventivas.
Além de aferir os sinais vitais em tempo real e permitir melhora na conduta médica, hoje, os dispositivos vestíveis possuem uma qualidade padronizada que garante dados cada vez mais precisos e confiáveis.
Essa eficiência e automação permitem que os médicos realizem checagens de maneira remota por meio de um banco de dados capaz de armazenar todo o histórico do paciente. Entre as vantagens, a tomada de decisão não fica restrita ao ambiente hospitalar, uma vez que todas as informações podem ser consultadas fora desse local.
Outro ponto é que o médico, no controle dessas informações e em contato constante com o paciente por meio do monitoramento, tende a se aproximar de seus pacientes. O acompanhamento reflete em pacientes mais interessados na própria saúde e mais engajados com o tratamento.
Wearable devices são sinônimos de qualidade de atendimento e eficácia na conduta médica oferecendo o melhor para cada paciente. Nossos conteúdos médicos contemplam os principais avanços da tecnologia na medicina. Acesse e confira nosso conteúdo completo sobre wearable devices. Leve a saúde digital para a prática clínica.