Por que o marketing digital é importante para médicos?

5 de julho de 2021

Noticia interna

O marketing digital alcançou a medicina e se faz presente na vida de muitos pacientes que buscam informações sobre saúde e bem-estar. Por isso, estar presente digitalmente é essencial para os médicos.

No mundo digital, a forma mais fácil e rápida de estabelecer contato com o público é estar presente nas redes sociais que ele navega. Com o passar dos anos e também com a pandemia, os comportamentos mudaram: não basta mais receber uma indicação de um amigo ou buscar um profissional na lista de um convênio; os pacientes querem conhecer os médicos e estar próximos dele.

Sendo assim, é de grande importância que médicos e outros profissionais de saúde estejam presentes no mundo digital, tanto para divulgar seu trabalho e seus conhecimentos, quanto para estabelecer conexões com atuais e futuros pacientes.

O que é o marketing digital voltado para médicos?

O marketing digital voltado para médicos engloba estratégias e ações que garantem que o médico esteja presente nas redes sociais quando o paciente for buscar uma informação sobre saúde.

Criar perfis nas redes sociais, produzir conteúdos sobre saúde e interagir com o público são ações que podem contribuir positivamente na conexão com pacientes e também na fidelização deles. Além disso, no momento que o paciente consome aquele conteúdo, automaticamente, ele faz a ligação com o médico e começa a enxergá-lo como autoridade no assunto e como ponto de confiança.

Por isso, é muito importante que médicos e profissionais de saúde estejam presentes no mundo digital para colherem o benefício dessa nova realidade dentro do consultório, com o aumento de pacientes, o ganho de autoridade e confiança, assim como a presença digital.

Mas como fazer marketing digital para médicos?  

A redes sociais permitem produzir conteúdos diferenciados, promovem a interação entre paciente e médico, contribuem para compartilhar informações, além de serem o cartão de visitas do profissional de saúde. Mais que isso, a rede social é uma excelente porta de entrada para profissionais que ainda não têm presença digital e querem se tornar referência.

Para começar, é preciso estar por dentro das etapas principais do marketing digital:

É preciso iniciar na fase de planejamento para construir ações que colaborem com o sucesso das redes sociais voltadas para médicos. Para planejar, o público-alvo precisa ser definido. Só após isso é que são estabelecidas quais redes sociais serão usadas – essa definição sempre deve ser feita com base no local que o público daquele médico está presente.

Após essa etapa, o médico também pode definir outras mídias para publicar seu conteúdo e criar relacionamento com seu público, como criar um site, um blog ou enviar e-mails marketing. Cada ação colabora para que a presença digital do médico esteja consolidada e o relacionamento com atuais e futuros pacientes seja parte de sua nova rotina.

Com todos esses pontos definidos, é hora de planejar os conteúdos que serão publicados. Existem infinitas possibilidades dentro das mídias digitais. É importante que, mesmo que o médico conte com um profissional de marketing para auxiliá-lo, ele faça parte de todas as criações para que os conteúdos tenham sua identidade e sua essência, assim, fica mais fácil gerar uma identificação com pacientes e criar uma rede de novas conexões.

O mundo digital e a nova realidade para médicos e pacientes

A grande vantagem do marketing digital é a interação entre o criador de conteúdo e seu público. Por esse motivo, todas as áreas que buscam criar relacionamento com seu público obtêm grandes resultados com estratégias de marketing digital. Para os médicos não é diferente, boas estratégias digitais estreitam relacionamentos com os pacientes e, assim, eles terão mais confiança e reagirão melhor aos tratamentos e soluções prescritas.

A medicina já faz parte da era digital, mas só estar presente digitalmente não é o suficiente. É preciso conhecer as dinâmicas do marketing digital para aplicá-las na área médica.

O marketing médico é válido para criar referências profissionais e humanizar condutas médicas, além de contribuir para levar informações a todos. Conheça nossos conteúdos médicos e tenha acesso a ideias e possibilidades para desenvolver um bom marketing digital voltado para sua especialidade, estabeleça novas conexões e consolide sua presença por meio das mídias digitais.

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.

Posso ajudar?
Chatbot