Dicas práticas para a gestão clínica

5 de julho de 2021

Noticia interna

A gestão clínica refere-se ao conjunto de ações com foco em promover a atenção dada aos pacientes. Para exercer um gerenciamento de qualidade é preciso compreender os processos envolvidos.

Gerir uma clínica médica ou uma instituição de saúde, apesar das particularidades, é como fazer a gestão de uma empresa: requer conhecimento de processos administrativos, financeiros e burocráticos, além do entendimento de tecnologias sanitárias.

Essa concepção de gestão da clínica correlaciona, portanto, administração, cuidado e educação. Quando o objetivo é posicionar uma clínica médica como referência na medicina, a prática diária de gerenciamento é fundamental.

Os processos precisam estar alinhados ao princípio de coletividade, em que todos – médicos, pacientes e colaboradores – se beneficiem. Deste modo, o planejamento de uma gestão clínica começa quando o médico compreende que focar em qualidade de atendimento é melhor que gastar energia em quantidade de consultas. Algumas etapas, quando praticadas, podem garantir o sucesso de uma clínica médica.

Primeiros passos em uma gestão clínica

Para iniciar a gestão clínica, o ideal é definir alguns conceitos norteadores de qualquer instituição:

Na prática, esses três pilares são vitais para o planejamento do negócio e exigem compromisso e disciplina. Mais do que conceitos, eles precisam ser praticados diariamente e fazer parte de toda tomada de decisão dentro da gestão clínica.

Definida a identidade da instituição, o passo seguinte é capacitar e gerir os profissionais de saúde atuantes.

Dicas para a prática da gestão clínica

Quanto mais planejamento se tem dos horários de consultas, cirurgias e exames, maiores são as oportunidades de sucesso. Controlar o fluxo dos processos diários de uma instituição de saúde permite o alinhamento de novos atendimentos e, consequentemente, mais rentabilidade. Mas é preciso gerir o tempo com cautela, para que a atenção dada ao paciente não perca qualidade.

A gestão financeira também deve ser analisada com cuidado. Capacitar os profissionais para liderar as finanças de uma clínica médica é fundamental. O gestor clínico financeiro precisa reconhecer ganhos e prejuízos, saber precificar, aprender a negociar e separar finanças pessoais e da empresa. As novas tecnologias auxiliam no controle de fluxos, seja em estoque ou caixa. Portanto, é possível gerenciar medicamentos, EPIs e outros itens que entram e saem da clínica médica, evitando perdas.

Além disso, conhecer marketing e comunicação facilita a adoção de estratégias essenciais para atrair novos pacientes e, consequentemente, gerar novos ganhos financeiros. O marketing digital também é visto como um aliado, pois aproxima a relação entre o médico e o paciente e posiciona a clínica médica como referência no mercado.

Gestão clínica: momentos para fidelizar os pacientes

A trajetória dos pacientes em clínicas médicas é responsabilidade de uma boa gestão clínica. A experiência vivida por eles deve ser fundamental para que indiquem para outras pessoas ou retornem quando necessário.

Por isso, é importante que, desde a chegada até o momento de deixar a clínica médica, o paciente sinta que suas expectativas foram atendidas. Os principais momentos para estabelecer uma relação de confiança com o paciente são:

Diferentes processos e etapas são necessários para uma gestão clínica de qualidade. Entender quais as peculiaridades de uma clínica médica, definir estratégias e aprimorar conhecimentos são passos iniciais para o sucesso. Consulte outras dicas e sugestões no nosso conteúdo médico e posicione sua clínica como referência.

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.

Posso ajudar?
Chatbot