As redes sociais são excelentes para estreitar a comunicação entre médico e paciente. É preciso ser visto para ser lembrado e, hoje, buscar informações sobre saúde nas redes sociais já é uma prática muito comum entre pacientes.
Diante de tantas possibilidades que a internet e o marketing digital oferecem, pode ser difícil definir qual a melhor estratégia e como fazer com que as ações digitais realmente tragam resultados. Por isso, é importante conhecer as principais ferramentas e funcionalidades digitais para estabelecer quais transmitem melhor a essência e a identidade do médico.
Dicas práticas para estabelecer uma presença digital para médicos
Alguns passos são importantes para definir uma estratégia que realmente funcione para médicos:
Definir o público-alvo
O marketing digital na medicina está concentrado em alcançar pacientes em potencial no momento em que estão online. Por isso, é preciso definir quem é o público-alvo que deve ser atingido. Como a medicina possui diversas especialidades, o conteúdo deve ser direcionado ao público interessado naquele tipo de assunto e que está procurando por aquelas informações específicas.
Criar perfis nas redes sociais em que o público está presente
Mais do que estar nas redes sociais, é preciso estar exatamente onde atuais e futuros pacientes buscam informações. Por isso, é importante levar em consideração o perfil de usuário de cada rede social para determinar se ele faz parte do público a ser atingido.
As principais redes sociais indicadas para médicos são:
- Facebook: é a rede social mais usada pelos brasileiros e que tem como público fiel pessoas com mais de 40 anos. Permite publicações de imagens e vídeos, assim como compartilhamento de conteúdos de amigos. As transmissões ao vivo começaram no Facebook e são grande sucesso entre os grupos fechados.
- Instagram: é conhecido por ser a rede social dos jovens e que permite diferentes tipos de conteúdo, como imagens estáticas, vídeos curtos ou longos, transmissões ao vivo, além de uma proximidade maior entre médico e paciente.
- Twitter: com conteúdos rápidos e curtos, a rede social é conhecida por falar de assuntos do momento de forma dinâmica e descontraída entre o público jovem.
- LinkedIn: a rede social é voltada para contatos profissionais, ou seja, estabelecer vínculos com colegas de profissão, trocar conhecimentos, compartilhar experiências médicas e, por isso, é ótima para praticar networking.
- WhatsApp: o aplicativo em sua versão business permite que sejam criadas etiquetas para organização e categorização das conversas, além de automações que facilitam a comunicação entre médico e paciente.
Além das redes sociais, outras mídias fazem parte do mundo digital e devem ser incluídas na estratégia do médico, como:
- Google Meu Negócio: a plataforma é gratuita e ajuda a melhorar o posicionamento na hora de buscar informações, como endereço do consultório, telefone, e-mail e horário de funcionamento. Basta fazer um cadastro e escolher palavras-chave relevantes que irão direcionar o paciente ao conteúdo ou serviço.
- Site e blog: ter um site profissional pode fazer a diferença. É nele que os pacientes poderão colher informações mais profundas e completas sobre a especialidade do médico. O marketing de conteúdo é visto como uma das principais formas de atrair as pessoas no mundo digital.
Criar uma identidade e forma de comunicação
As redes sociais funcionam como vitrines. Páginas, perfis, sites e blogs precisam representar o médico e sua especialidade, além de transmitir sua essência e criar uma identificação com o paciente. Uma identidade visual forte, com representações pessoais específicas, pode ser obtida por meio de cores, fontes e logotipo. Esse conjunto de fatores define a estrutura de anúncios, posts, publicações e vídeos. Assim, a marca ganha espaço e ultrapassa a esfera online, sendo presente no jaleco, receituário e cartão de visitas.
Estabelecer um planejamento de conteúdos nas redes sociais
Diante da rotina ocupada e da longa jornada de trabalho dos médicos, pode ser difícil encontrar ideias para criar as publicações. Por isso, é importante que seja feito um planejamento mensal que englobe diversos tipos de conteúdo, como dicas de saúde, informações sobre doenças, mitos e verdades sobre temas do momento, dados sobre diagnóstico, importância do tratamento, métodos de prevenção, os bastidores do consultório, hobbies e também projetos pessoais. Com esse planejamento, fica mais fácil criar os conteúdos, além de garantir constância, presença digital e humanização para os perfis do médico.
Porém, é importante atentar-se aos limites estabelecidos pelo Código de Ética Médica. Os conteúdos não podem ser meramente promocionais, devem ser educativos e esclarecedores. E, claro, jamais devem expor dados de pacientes. Ferir o Código de Ética Médica pode resultar em punições e até cassação do registro profissional, por isso, é essencial conhecer as regulamentações impostas para a publicidade médica.
Acompanhamento e monitoramento
Com todas as etapas anteriores concluídas e funcionando, chega o momento de acompanhar e monitorar para entender o resultado das ações digitais. As próprias redes sociais fornecem métricas e dados para o médico, dando insights e ideias do que pode melhorar e o que está gerando ótimos resultados. Também nessa etapa estão as interações, é muito importante que o médico mantenha um ritmo de respostas às mensagens que recebe para que o público sinta-se importante e continue acompanhando seus conteúdos.
As redes sociais tornaram-se uma fonte de pesquisa em saúde. Por esse motivo, os médicos precisam estar familiarizados com as plataformas e as possibilidades disponíveis. Essa é uma estratégia de marketing digital que ajuda a criar autoridade e contribui para as relações profissionais. Veja também outros conteúdos médicos relevantes para criar um posicionamento digital de forma estratégica e dentro dos padrões médicos estabelecidos.